quarta-feira, 27 de junho de 2007

divagação teórica sobre sexo 2

para quem tenha vontades e apetites, aqui vai:

ESCOLA DE VERÃO FCSH 2007

GEOGRAFIAS DA SEDUÇÃO NA LISBOA À NOITE

Dra. Maria Guadalupe Brack-Lamy de Carvalho (CEMME)

A7 - 9 a 21 de Julho, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª (18h-20h)
Breve descrição do curso:

Este curso irá deter-se nos comportamentos de sedução heterossexual (sujeitos entre os 18 e os 25 anos) em contexto urbano nocturno, festivo, com incidência na exibição corporal, nas fantasias privadas, na sedução verbal e na passagem ao acto através de carícias e de beijos. Será apresentada uma análise dos diversos discursos femininos e masculinos sobre as experiências sexuais pessoais, bem como uma análise psico-sócio-histórico-cultural das transformações na estrutura conjugal. Estas análises serão seguidas de uma interpretação das mudanças relativamente aos comportamentos vividos em contexto nocturno.

O módulo incluirá uma visita guiada aos contextos referentes às «geografias de sedução nocturna»: Bairro Alto, Docas de Alcântara, Rocha Conde d`Óbidos e Belém, seguida de reflexões sobre a estadia nesses contextos. Esta visita, de carácter não obrigatório, será agendada nas noites referentes aos 2 últimos dias de aulas.

Destinatários: Estudantes de Antropologia ou de outras áreas, público em geral.

Maria Guadalupe Brack-Lamy de Carvalho é doutorada em antropologia sócio-cultural e investigadora do CEMME – Centro de Estudos de Migrações e Minorias Étnicas, onde realiza actualmente o seu pós-doutoramento sobre sexualidade e sida em contexto multicultural, como bolseira da FCT.

Sem comentários: